19 junho 2007

Dipos di sabi morre é ka nada

Este fim-de-semana fez-me redescobrir porque é que gosto tanto deste país. O último mês e meio foi muito sofrido. Acho que tive a crise dos cinco meses: há já um tempo considerável aqui e ainda falta outro tanto considerável para voltar a ver Guimarães e Portugal.

Andei quase dois meses de costas voltadas para o blog. Porque acho que de alguma maneira andei de costas voltadas para tudo que se relacionava comigo aqui. Precisava de uma fuga e o encanto foi-se dissipando. As desilusões começaram a vir em catadupa e as saudades (engrandecidas por essas desilusões) fizeram com que precisasse de ver só notícias da minha terra, de falar com a minha gente e de sentir o meu país.

Este fim-de-semana relembrou-me porque é que gosto tanto de Cabo Verde. Quinta-feira: Kasa Bela e maluqueira no Palace, sexta-feira: Kasa Bela, Splab, Cockpit e Flampa, sábado: jogo da selecção na Várzea, Longan-longau na Fazenda, jantar no Cacuto, festa no Portinho, Zero Horas, domingo: festival de música na Praia Baixo, tipo MTV Beach Party versão crioula. No meio de muito funaná, zouk e Strela, a Catarina voltou à antiga forma ☺

As primeiras desilusões tinham que acontecer e, depois de superadas, tenho a certeza que me vão fazer gostar ainda mais deste país, do seu cheiro, da beleza das suas gentes, da sua luz. E principalmente da sabedoria crioula.

Gente simples, de costumes e mentalidades simples e nunca simplista. Aí está a beleza do crioulo que muito tem a ensinar e assim fazer-nos cair do nosso pedestal fictício de sabedoria presunçosa.

Dipos di sabi morre é ka nada. É com este pressuposto que pretendo continuar a viver neste país e para sempre…

3 comentários:

Catarina disse...

Pois é fofinha, "Cabo Verde não é terra de homens... eles deveriam vir cá muito de vez em quando, beber das suas energias sábias e bazar..." - palavrás sábias de um sábio amigo. Após a paixão que irracionalmente nos toma, aparecem as desilusões, as incompreensões e novamente as alegrias e os vários sinais e sentimentos de pertença... Nunca nada foi feito com tantas incoerências e contradições... depois da paixão, vem o amor que "é cego, mas vê".
Beijinho, fofinha... este sábado anda lá comer a cachupa da Jacinta depois da Quebra!

Alex - Chocapic disse...

Ficar por aí... Olha que o teu Vitória já está na primeira liga !!

Pois bem... eu voou na próxima segunda feira, directamente da Escandinávia para a nossa capital: PORTO

Beijo.

PS- Há latas de coca-cola por aí, pra minha colecção ?

Anónimo disse...

Percebo perfeitamente o teu encantamento. Eu estive em Cabo Verde 3 vezes no ultimo ano e estou apaixonado pelo país, pela gente, pelo funaná e por uma certa criola...