06 agosto 2010

Tchuba

No meu primeiro ano em Cabo Verde, quando começaram as chuvas no mês de Agosto, o meu chefe de redacção pediu-me para elaborar um texto a anunciar que 'tchuba dja da mantenha'.

Nessa altura achei o pedido bastante estranho e até pensei ser algum tipo de "xuxadera" perpretada pelo meu subtilmente jocoso chefe de redacção à minha ignorância natural no que respeita ao país que ainda estava a descobrir (sem nunca ter descoberto por completo...). Mas afinal, não. Lá no seu tom disse: "Não estou a brincar, menina, vai lá fazer o texto!".

E fui. E dei-me conta que realmente a chuva é uma benção, a chuva é amiga (a maioria das vezes...) e faz muita gente feliz! Fiz o texto e pelo número de comentários que esse artigo teve percebi o impacto que as gotinhas de água tem nas pessoas, principalmente para aqueles que estão na 'terra lonji'.

É que quando o meu chefe de redacção me disse para fazer o texto eu ainda arrisquei, petulante: "Mas toda a gente vê que está a chover!". Explicou-me então que esse artigo era importante para a diáspora, sempre atenta aos auspícios e desaires de Cabo Verde.

Agora também eu estou na 'terra lonji', alegro-me ao saber que a chuva já chegou e que as perspectivas são de um bom ano para a 'sementera', tão sedenta do precioso elemento.

Já sei por que é que se escreve notícias sobre a chuva.

3 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Ora, nem mais. :)

Quando apanhei as primeiras chuvas em Portugal, não parava de indagar sobre o destino que dariam os portugueses a tanta água e imaginava o que os cabo-verdianos fariam com elas!

cpinina disse...

:-)

Silvia Frederico disse...

amiga tou me acabando de rir com o "Não estou a brincar, menina, vai lá fazer o texto!". muito próprio do nosso chefinho... A Semana não é igual sem ti, linda... pois é amiga, a chuva já mandou mantenha: Alegria nos rostos das crianças, homis ku enxada e mudjeris ku midjo e fijon pa mas um azágua farta... Na "fora" dja sta surge o verde, verde d esperança, verde d Cabo Verde... beijão fofa